المواضيع

Princípios de congelamento de alimentos com truques especiais

 Princípios de congelamento de alimentos com truques especiais

Princípios de congelamento de alimentos com truques especiais

O congelamento é uma maneira conveniente e útil de armazenar mais alimentos e alimentos cozidos. Todos os dias, muitos tipos de vegetais crus e cozidos, carnes e alimentos cozidos devem ser congelados. Neste artigo, aprenda os truques e a maneira correta de congelar alimentos para preservar o sabor, a textura e a cor dos alimentos.

Star Housekeeping Service O congelamento de alimentos tem sido um método popular de preservação de alimentos desde os tempos antigos. Com a invenção de geladeiras e freezers em diversos modelos ao redor do mundo, as pessoas não precisam mais se preocupar em armazenar alimentos como carnes e verduras. Esses alimentos, que estragam rapidamente no calor e ao ar livre, duram até seis meses e até um ano por congelamento. Mas seu sabor e cheiro podem mudar.

Neste artigo, você aprenderá os truques para manter a qualidade ideal dos alimentos congelados, congelando-os da maneira certa, com embalagens adequadas e anotando a data de congelamento e o nome do alimento na embalagem.


Métodos de embalagem para congelar alimentos

1- Ao congelar alimentos, deve-se tomar cuidado para que esses alimentos não percam a forma e a textura com o congelamento. Alimentos como: carne, peixe, legumes, frutas, pão, pastéis, queijo ralado, margarina, ervilhas, sopas, legumes, pimenta malagueta e similares são adequados para congelar.

Mas alimentos como ovos crus, sementes cozidas e pasteurizadas, a maioria das frituras, maionese, creme azedo, geléia de frutas, hortelã, gelatina e molho doce não são adequados para congelamento e após o descongelamento perdem o sabor, a cor e a textura. E não será de boa qualidade para usar.


2- Tente não usar temperos ao congelar alimentos. A maioria das especiarias tem sabor amargo e cor escura devido ao congelamento, além de prejudicar a qualidade dos alimentos. Mesmo plantas com sabor forte e amargo, como cebola, cebolinha e aipo, não devem ser usadas como tempero para alimentos congelados. Procure congelar os alimentos sem tempero e após descongelar, despeje o tempero desejado por cima e coma.


3- Não coloque o alimento que acabou de cozinhar e deseja congelar no congelador antes que esfrie. Deixe a comida esfriar em temperatura ambiente por 20 a 30 minutos e depois coloque-a no freezer.


4- Depois que os alimentos cozidos esfriarem e você decidir congelá-los, primeiro coloque os alimentos em um prato raso e leve à geladeira para esfriar. Em seguida, transfira para o freezer em um pacote adequado.

Nota: Se colocar alimentos quentes directamente no congelador, o calor gerado irá aquecer a temperatura do congelador e descongelar parcialmente o resto das embalagens de alimentos. Isso tem um impacto negativo no sabor e na qualidade de outros alimentos congelados.


5- Use recipientes de plástico de alta qualidade e sacos de congelação para embalar alimentos. Os sacos que você escolher devem ser flexíveis e fáceis de congelar. Você também pode usar sacos de papel ou papel alumínio com uma camada de proteção contra umidade para congelar alimentos.


6- Para embalagens de alimentos, você também pode usar recipientes plásticos para freezer de diferentes dimensões e tampas adequadas. Tente colocar alimentos cozidos nesses pacotes menores. Isso permite que você pegue e aqueça qualquer quantidade de comida que precisar. Se você usar embalagens grandes, terá que descongelar toda a comida, usar parte dela e jogar a outra parte fora ou congelá-la novamente. Não é recomendado voltar a congelar os alimentos.


7- Procure embrulhar os alimentos dentro dos sacos de freezer de forma plana e com formas retangulares ou quadradas. Com isso dito, enquanto os alimentos congelam mais rápido devido à menor profundidade, o espaço do freezer não é desperdiçado e você pode empilhar facilmente os alimentos uns sobre os outros.


8- Feche bem a embalagem do alimento que pretende congelar. Quaisquer que sejam os sacos de plástico ou recipiente de congelação que utilizar, certifique-se de que a tampa está bem fechada e de que os alimentos não derramam. Você também pode usar fita adesiva para congelar sacos.


9- Prepare pequenas etiquetas e escreva nelas o nome e a data da embalagem do alimento. Com isso, você não vai esquecer quando o alimento foi congelado e não terá que abrir e fechar a embalagem toda para encontrar um alimento.


10- Ao colocar os alimentos no congelador para congelamento, procure deixar um pequeno espaço ao redor, assim o ar circula ao redor e os alimentos congelam mais rápido. Quando estiver completamente congelado, você pode colocar a embalagem sobre o restante dos alimentos no freezer.


Congele alimentos como frango, carne e peixe

1- Antes de congelar frango, carne e peixe, procure retirar toda a gordura e espinhas da carne.


2- Ao congelar o frango e embalá-lo adequadamente, você pode mantê-lo no freezer por até 9 meses com boa qualidade.


3- Guarde a carne no congelador apenas pelo período recomendado. Mantenha cordeiro por até um mês, carnes cozidas por até dois meses, carne bovina por até três meses e salsichas por até duas semanas.


4- Quanto mais gordo o peixe, como o salmão, menor o tempo de armazenamento. Você pode armazenar salmão no freezer por até três meses e alguns peixes gordurosos por até seis meses. Armazene as amêijoas por 2 a 3 meses. Armazenar camarão no freezer é bom por 3 a 6 meses. As lagostas podem ser congeladas por até 12 meses.


5- Para evitar que o freezer fique com cheiro de peixe, embale-o duas vezes em saquinhos de freezer e recipientes plásticos.


Congele frutas e vegetais

1- Vegetais que contêm pouca água são conhecidos como vegetais que gostam de congelar. Não congele vegetais que contenham muita água, pois isso piorará sua textura, sabor e cor.


2- Antes de congelar, lave bem os legumes, ferva-os em água por 2-5 minutos, depois seque-os com papel toalha e congele-os.

 

3- A maioria dos vegetais retém seu sabor e textura por 8 a 12 meses. Mas mantenha os tomates no freezer por apenas alguns meses. 


4- Se você guardar a maioria das frutas no freezer por até um ano, elas manterão o sabor e a qualidade. Congele frutas cítricas por 4 a 6 meses e observe que é melhor não congelar frutas suculentas, como melão e descartar bananas após 2 meses de congelamento.

تعليقات
ليست هناك تعليقات
إرسال تعليق



    وضع القراءة :
    حجم الخط
    +
    16
    -
    تباعد السطور
    +
    2
    -